
Em 2007 e para promover o seu novo álbum, Year Zero, a banda de Trent Raznor criou um ARG. Um ARG é nada mais do que um Alternate Reality Game, uma narrativa interactiva a 360º que usa o mundo real como plataforma e o mistura com as ideias da historia, uma forma de marketing que por cá ainda não pegou, ainda que sejamos um dos primeiros palcos, mas lá chegaremos.
Ora bem, Fevereiro de 2007 durante a tournée de With Teeth, os fãs descobriram que as t-shirts à venda continham uma mensagem: "I am trying to believe". Esta frase era também um site e esse site estava ligado a outros que falavam de um futuro distópico não muito distante, onde as massas eram controladas pelos governos através de drogas. Dias depois e durante o primeiro concerto da banda em solo luso foi encontrada uma pendrive numa das casas de banho do Coliseu dos Recreios. Nessa pen havia apenas um ficheiro, um mp3 de uma das faixas de Year Zero, "My Violent Heart", escusado será dizer que se espalhou pela rede muito rapidamente. Mas no final dessa musica haviam alguns segundos de estática, essa estática ao ser analizada pelo espectograma deu a pista para a segunda fase da acção:

Esta era a The Presence. Durante o resto do ano foram encontradas mais drives com dados, tudo desde imagens, estática e até o videoclip do primeiro single do álbum foram "leakadas" desta forma. Entretanto, formaram-se facções rebeldes anti-governo e as suas tácticas de controlo: "Solutions Backwards Initiative" e "Art is Revolution", sendo que esta ultima toma maior destaque no final. A historia começava a tomar forma e eventualmente os fãs juntaram todas as peças do puzzle. E no final os membros do Art is Revolution foram convidados para... é melhor mostrar:
Durante 3 meses conseguiram reunir a atenção dos curiosos, dos fãs e até dos media. E agora, quase 5 anos depois, este projecto ainda é falado, sendo que a possibilidade de ser feito uma serie de TV à volta da premissa do ARG está cada vez mais próxima.
E quem sabe como vai ser a promoção da serie quando esta vier à luz do dia...
Sem comentários:
Enviar um comentário